Existe uma configuração já bastante clara no Mato Grosso do Sul, pré-candidatos ao Senado já são identificados por ideologia, partidos e histórico de vida. Na classificação sendo, Direita/Esquerda, veja os nomes.
DIREITA, o Promotor Sérgio Harfouche
CENTRO DIREITA, o Ex Ministro da Saúde Henrique Mandetta
CENTRÃO, a Ex Ministra do Agro Tereza Cristina
CENTRO ESQUERDA, o Ex Juiz Odilon de Oliveira
ESQUERDA, o Advogado Tiago Botelho
Este cenário é bastante importante e afetará diretamente as alianças partidárias com os pré-candidatos ao Governo no MS.
Seja o caso do União BR, mesmo partido da pré-candidata ao governo Rose Modesto, o Ex Ministro Henrique Mandetta será o pré-candidato escolhido, mesmo sendo primo do pré-candidato ao Governo e opositor histórico de Rose Modesto, o ex Prefeito da Capital Marquinhos Trad (PSD), que apoiará o Juiz Odilon (PSD).
Já no caso de Tereza Cristina (PP), contrariando o alinhamento do Presidente Bolsonaro (PL) apoiará o candidato Tucano Eduardo Riedel (PSDB), esse apoiado pelo atual Governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
O Partido dos Trabalhadores em chapa alinhada ao Ex Presidente Lula, vem com a pré-candidata Advogada Giselle Marques ao Governo e Tiago Botelho ao Senado, nada diferente dos outros anos, pois o PT sempre disputa eleições com chapas completas.
Único candidato da Direita ao Senado é o pré-candidato Sérgio Harfouche (Avante), tem campo aberto para ganhar votos junto aos eleitores dos pré-candidatos Ex-governador André Puccinelli e do Deputado Estadual Capitão Contar, pois ambos não declararam apoio a nenhum pré-candidato ao senado.
Com indecisão da população acima dos 75%, as eleições de 2022 são ainda indefinidas ao Senado no MS. Que comecem os jogos!
Nota da redação – Também estão colocados como pré-candidatos: Henrique Medeiros (PV), Jeferson Bezerra (Agir), Marcos Adonis (PSOL), Waldeli dos Santos Rosa (MDB) e Wilson Joaquim (PSC).