sexta-feira, junho 18, 2021
Brasil
178,534,052
Total de casos confirmados
Updated on 2021-06-18 18:19

Colheita da soja está praticamente encerrada em MS

Publicidade (1) 800 200

Campo Grande (MS) – Com informações ainda chegando no centro de processamento da Aprosoja de Mato grosso do Sul, devido às restrições impostas pela pandemia e que foram maiores nas últimas semanas, o Presidente da entidade André Dobashi, avisou sobre um pequeno atraso no anuncio da produtividade final da safra de soja.

Segundo Dobashi, mesmo com a safra praticamente encerrada os dados ainda estão sendo processados “São dados expressivos de municípios importantes na composição da média ponderada de produção e de produtividade média também e por isso estamos esperando para soltar esses dados em um boletim especial e explanar o que aconteceu nessas semanas de monitoramento. Esperamos que até a próxima semana tenhamos esses dados consolidados”.

O Secretário de Estado Jaime Verruck, titular da Semagro, disse que enquanto aguardam a consolidação dos números o que preocupa é o milho que foi plantado fora do zoneamento e durante a semana as atenções se voltam para o impacto da estiagem – em alguns lugares já choveu, em outros não – e que todos acompanham de perto os próximos episódios relacionados a essa cultura.

Jaime disse ainda que os preços continuam elevados e isso pressiona a estrutura de custo de toda cadeia produtiva da proteína animal e que também é uma preocupação o volume disponível na próxima safra.

Conforme o boletim encaminhado pela Aprosoja a colheita da safra chegou a 98,9% e a área colhida até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 3,491 milhões de hectares. Colheita praticamente encerrada no estado, as áreas que estão sendo colhidas nesta semana foram semeadas do mês de dezembro.

A área plantada de soja foi menor do que a inicialmente prevista, ficando em 3,529 milhões hectares. Esta área representou um aumento de 4,13% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares, mantendo assim a tendência de crescimento que vem desde a safra 2013/2014. A produtividade continua estimada em 53 sc/ha, gerando a projeção de uma produção de 11,222 milhões de toneladas.

O plantio do milho de 2ª safra alcançou 99,2 % da área dedicada à cultura e mesmo praticamente encerrado, alguns produtores ainda planejam semear a safra mesmo com risco climático.

Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão (2ª safra 2019/2020) para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021. Após o encerramento do plantio será feito uma nova revisão da área para apurar a área efetiva.

Confira o boletim técnico completo clicando aqui. Por Semagro MS

Publicidade (2) 800 200
Publicidade 1
Publicidade 2
Publicidade 3
Publicidade 4

Mais Notícias

Mato Grosso do Sul recebe nesta quinta-feira remessa com doses da Pfizer e na sexta-feira doses da Coronavac

secretário de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Estado aguarda um novo carregamento com vacinas da Astrazeneca e um carregamento com 38.400 doses da vacina da Janssen.

Campanha do Agasalho Aqueça uma Vida está recebendo doações

As doações poderão ser entregues nos órgãos públicos estaduais.

Estado abre licitação para construção dos Centros de Diagnóstico e de Especialidades em Dourados

O Centro de Diagnóstico será construído para atender os 33 municípios da Região da Grande Dourados, que possui aproximadamente um milhão de habitantes.

Mosaic Fertilizantes abre inscrições para Programa de Estágio

Companhia seleciona candidatos para 32 posições em diferentes cidades do país

Evento online promoveu fortalecimento de iniciativas voltadas à agricultura irrigada

"Irrigar é alimentar" foi promovido pelo Governo Federal em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Publicidade (3)
Publicidade (4)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Content is protected !!
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para contato@segundodiario.com.br

× Você Repórter